terça-feira, fevereiro 08, 2005

Lá por fora

Falamos nós da corrupção da arbitragem portuguesa, mas nem tomamos atenção ao que se está a passar na Alemanha.

Parece que a este nível podemos rivalizar com os alemães. Está a decorrer uma espécie de apito dourado alemão (que se deverá chamar 'Salsicha Dourada' ou qualquer coisa parecida) que promete fazer rolar muitas cabeças no seio da arbitragem.

Consta, segundo um 'bufo' qualquer que nunca conseguia passar da segunda divisão da arbitragem, que os árbitros eram pressionados para viciar os resultados de certos jogos. Ele foi, aliás, aliciado várias vezes com dinheiro e com uma televisão de ecran plasma, para além de funcionar também como intermediário. Já estou a imaginar o Lucílio Batista a ter de explicar como é que o plasma chegou lá a casa! Os árbitros recebiam as ordens, normalmente pos SMS, nos intervalos dos jogos e, na segunda parte, lá inventavam um penalty ou uma expulsão.

A investigação prossegue e já vários árbitros foram postos em causa, tal como resultados de alguns jogos.

É bom ver que Portugal, neste aspecto, não se encontra na cauda da Europa, podendo rivalizar com qualquer país europeu, mesmo que aqui os árbitros se contentem com uma visitinha a um bar de alterne enquanto que os alemães são presenteados com ecrans plasma.

Carlos Barrocas