terça-feira, julho 18, 2006

A Física de Maria

Enquanto os israelitas andam a dar e a levar dos árabes do Hezhbolla, uma bomba de média potência ( o facto não é inédito ) caiu em Portugal: os exames (nacionais !) de Física e Química, preparados com amor e carinho pelo Mi(ni)stério da Educação, continham erros e 'perguntas esquisitas'. Ó inclemência ! Ó martírio !, ( como se diz n'O Pai Tirano ). Terá sido um engano geral devido ao excesso de calor ( o qual, por sua vez, também é esquisito. Estamos, mesmo, numa época de grande esquisitice, não há dúvida ... ).

É que este problema não é tão simples de analisar como isso ! O Mi(ni)stério, pela boca rosada de Marie de Lourdes e pela boca não menos sensual dos seus secretários de estado ( mais conhecidos por 'sus muchachos' ) tem-se farto de pregar cruzadas contra os professores, que eles é que são os grandes culpados, que passam a vida à lareira, que têm boa vida ... Enfim, uma chapeuzada de insultos, 'que é coisa pera haver dó' ( como se diz no Gil Vicente ). E não é que eles têm razão, 'ó virgens que passais' ( esta agora é como se diz no Antero ) ?

Na verdade, a classe docente precisa de uma valente ensinadela. Em que 'cabecinha pensadora' ( sim, também me informo sobre a cultura popular, kéke pensam ! ) se mete a publicar exames insolúveis ? Ou o Mi(ni)stério queria:

a. demonstrar que o ensino ( da Física ) está mesmo desajustado das novas correntes pedagógicas ( as quais estão na posse dos sábios ministeriais, como segredos guardados a sete chaves ) e, então, há que investir na formação dos famigerados professores; OU
b. ( há que ) demonstrar que os professores precisam mesmo de uma remodelação e que devem, urgentemente, voltar à escola, pois dão provas de uma intolerável incompetência e ignorância. A começar pelos que estão a trabalhar no Mi(ni)stério.

Nestas circunstâncias, como se diz nas séries de comédia americanas: 'Maria de Lurdes, tu que tanto falas, come o teu chapéu !'

PS. Na nossa school, em duas páginas A4 cheias de nomes, só dois 'genios' obtiveram positiva, a Físico-Química: um 10 e um 11. Brilliant !

FEUER !

No passado dia 11, à noitinha, fruto de uma faísca, deflagrou um incêndio violento, na Tanganheira, a minha pátria amada. Ninguem morreu, só ovelhas e galinhas. Foi juma madrugada de susto. Quero, aqui, agradecer aos Bombeiros de todas as corporações presentes naquela noite ( quem sabe se alguém não lerá o 'destelado' ) o apoio, sacrifício e vontade com que debelaram o perigo.

4 Comments:

Anonymous teresa nunes said...

Acho lindamente!!!! abaixo os prof.... Se eu mandasse.... isto corria tudo lindamente... ó lá!!!

10:02 da tarde  
Anonymous Teresa Nunes said...

A parte do fogo é que é mais séria... Os bombeiros são pessoas fantásticas que arriscam as suas vidas para defender o que nem sequer é deles.... merecem todo o meu respeito e admiração. É que eles nem ganham 30 mil euros de prémio e ninguém vai a público pedir que lhes sejam poupados os impostos.... 'jinhos

10:08 da tarde  
Blogger Maria Helena said...

That's it, girl ! Cátaconta, tu tem webicami ?

10:53 da tarde  
Anonymous Teresa Nunes said...

ora essa.... claro k tenho uma webi.... nós as pessoas desenvolvidas "semos" assim....
e até tenho mail para onde podes enviar as fotos.... lembrei-me agora...

8:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home