segunda-feira, janeiro 24, 2005

Santana num só blog

Não resisto. É mais forte que eu, mas não consigo deixar de transmitir à blogosfera a minha interpretação pessoal do fabuloso blog de Pedro Santana Lopes. É que o espaço está pejado de simbolismo que, diga-se de passagem, está mesmo a pedir um post.
Veja-se atentamente o blog do nosso ainda Primeiro-Ministro. Não tem links no menu lateral, prova manifesta da ausência de parceiros e de apoios, não só internos, ao nível do PSD - perdão, PPD-PSD -, como também externos. Igualmente vazio estão os espaços dos "artigos recentes" e dos "arquivos"; o primeiro, porque Santana Lopes não tem obra feita recentemente (interrogo-me se terá alguma de todo...), e o segundo porque arquivos lembra dossiers, e toda a gente sabe que o nosso Primeiro-Ministro em Gestão faz tudo menos ler os dossiers de Estado.
A ausência de qualquer formatação no template do blog é também sinal dessa "obra" - ou quem não se lembra de as obras do túnel do Marquês estarem também elas invariavelmente na mesma, dia após dia?
Last, but not least, temos o banner do próprio blog. O calendário está vazio, sem qualquer data em destaque, uma vez que os eventos aos quais Santana Lopes marca na sua agenda oficial, como o casamento de uma amiga ou a Moda Lisboa, interessam nem ao Menino Jesus nas palhinhas deitado (o calendário de Fevereiro deverá ter o dia 20 assinalado com uma bola vermelha e um "V" de vitória, a julgar pela crença de Santana). O título do blog une os dois últimos nomes do nosso Primeiro Ministro, e abdica das maiúsculas - sinal ambíguo, que tanto pode ser ideia de escrita criativa e moderna como de ignorância.
Mas o ponto chave do blog é a barra do banner em si. Por um lado, as diversas tonalidades de laranja representam as diversas facções com diversos rostos dentro do PSD - perdão, PPD-PSD. Os seus inner circles. Sendo que o mais brilhante, ao centro, será o do inner circle do próprio Santana Lopes. No entanto, para além de aludir à divisão interna do PSD - perdão, PPD-PSD -, ele representa também o pôr-do-sol. O declinar no horizonte, por entre as nuvens, do astro-rei (as nuvens mais negras aludem a Cavaco Silva). A queda de Santana Lopes, consumada por Jorge Sampaio. Ou uma previsão da derrota esmagadora de Santana e dos "laranjas" nas legislativas de Fevereiro.
Vamos mais longe um bocadinho? Repare-se na tonalidade amarela que está por cima do halo do sol descendente. Wanna take a wild guess? O amarelo representa Paulo Portas, a representar o papel do santo na sua campanha e a tentar sair por cima da catástrofe que foi o governo do qual fez parte.
Já vi muitos blogs pessoais, intimistas. Mas nunca um blog que fosse a encarnação do autor desta forma absolutamente surreal. Os meus parabéns a Santana Lopes.
João Campos

1 Comments:

Blogger Teresinha said...

Digo mais: ele é a minha fonte de inspiração! :)
um beijo*

9:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home