quinta-feira, abril 21, 2005

Sobre Joseph Ratzinger

Ouço dizer que Joseph Ratzinger é demasiado conservador. Mas Joseph Ratzinger foi incumbido do ministério da doutrina da fé por Carol Woityla. Isto quer dizer, por um lado, que não foram entendidas as posições de Carol Woityla e, por outro, que não são compreendidas as atitudes de Joseph Ratzinger. Por outras palavras, Carol Woityla foi, não progressista, mas afável, assim como Joseph Ratzinger é, não conservador, mas austero. Retirarei estas afirmações, se me disserem que o que pretendem é que a Igreja renuncie aos seus dogmas. E, nesse caso, não farei qualquer comentário, porque a Igreja não pode deixar de ser a Igreja, senão nas mentes utópicas das sociedades contemporâneas. Se a Igreja divulga a mensagem bíblica, não poderá ser nunca outra coisa que não conservadora.

Miguel Moura Santos

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ratzinger foi, sem novidade, o eleito representante supremo, pastor da Igreja Católica Apostólica Romana. Braço direito de João Paulo II, assegurou a manutenção do dogmatismo fundamentalista caracterizador do espirito supremo deste movimento, cerceando os espiritos que se apresentaram mais liberais ou, pelo menos, com abertura de discussão e de reflexão contemporânea sobre os ensinamentos de
Cristo.
Ratzinger perseguiu, interrogou e saneou, sob a égide de João Paulo II, os representantes da Teologia da Libertação, corrente progressista fundada em pressupostos naturalistas que procura pôr em marcha um necessário percurso de reflexão sobre o papel da Igreja nos dias de hoje, com especial relevo para os valores humanistas que pode, e deve, protagonizar, em prol de um desenvolvimento são e harmonioso da Civilização e do Mundo.
Na primeira homilia após a sagração enquanto Papa, Bento XVI dirigiu-se aos fieis...em Latim. Comunicação estreita e dirigida a uma multidão que, atónita, procurava discorrer se os sons audiveis seriam distorções ou talvaz um linguajar estranho, de dificil apreensão... A mensagem de Cristo fechou-se na língua morta, inacessível ao povo, possuida pelos grandes senhores da Igreja, esses sim, os Iluminados capazes de garantir um Futuro de uma Igreja cercada por muros, enfeitada com pérolas e rubis, Senhora da Verdade e do Saber Absolutos.

Habemos Papa.

3:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home