segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Duas notas

Ambas atrasadas, que não tenho estado muito presente na blogosfera (o cadeirao de Análise Económica, a óptima da leitura da revista Atlântico, um pouco de Dostoievsky, o clássico joguito de computador e, claro, o inevitável pecado mortal da preguiça, têm-me mantido afastado). A primeira vem via Acidental, sobre os dezanove anos da morte de José Afonso, provavelmente o melhor músico que a pátria lusa já conheceu. Sobre Zeca Afonso, eu e o camarada Carlos elaborámos uma biografia que, para além de até à data ter sido o nosso melhor trabalho académico, foi o trabalho que mais prazer me deu fazer enquanto estudante. Foi no dia 24 de Fevereiro. A segunda nota, também nota fúnebre, vem do A Origem das Espécies, e é sobre os dez anos do falecimento de Vergílio Ferreira, para mim o maior escritor português desde Eça, e, de todos, aquele que mais marcou a minha vida literária e a minha forma de reflectir. Ouvi algures que a Aparição iria sair do programa de Português do ensino secundário. Com o descalabro que atravessa o ensino público português, não me espanta. Mas entristece-me. Espero que seja apenas uma triste ideia que não saia de nenhu,a gaveta obscura do Ministério.
Sei que tenho andado away, mas não fossem os blogs e não me teria lembrado de ambas as efemérides. Acaso lhes foi dada a importância devida (ou apenas alguma importância) nos media nacionais?
João Campos