quinta-feira, janeiro 27, 2005

Blogosfera on fire!

A blogosfera anda ao rubro, indiferente à vaga de frio que assola este país (vaga de frio? que vaga de frio?). No Barnabé, opostos afastam-se, contrariando o dito popular segundo o qual se deviam atrair. E o Gato Fedorento volta à vida, em resposta às "provocações" d'O Acidental.
Sobre o Barnabé não falo: a polémica é de esquerda, eu sou de direita e, se por acaso votar a 20 de Fevereiro (não tenho culpa de morar em Lisboa e a minha área eleitoral ser em Odemira; a burocracia deste país é que, passe a expressão, é uma merda), votarei em branco, porque não subscrevo as insanidades da Esquerda, não simpatizo com Santana e de Portas... nem falo (tenho a sensação de que me estou a esquecer de alguém... falta algum partido?).
Sobre a polémica do Gato e d' O Acidental: confesso que me tenho divertido imenso à custa dela. Porque Ricardo de Araújo e Zé Diogo Quintela têm provado nos seus posts que podem dar respostas à altura da circunstância sem perderem o sentido de humor, falta manifesta em lados mais acidentais.
Não percebo. Acho a polémica do lado d' O Acidental uma coisa ridícula e mesquinha. Sou de direita (chamem-me lunático ou algo pior se quiserem, e ao mesmo tempo digam-me o que fez a Esquerda por este país a seguir ao 25 de Abri - e não me venham falar do Soares, que já não posso com o raio do homem), mas não vou deixar de rir com os sketches de RAP porque ele apoia o Bloco, mesmo detestando eu o Louçã. Separemos as águas, que uma coisa não tem nada que ver com a outra. Tanto quanto sei - perdoem-me se estiver iludido -, vivemos em democracia.
E dar crédito a um jornal como o 24 Horas, que na época quente do Iraque punha na primeira capa o casamento da Teresa Guilherme, ou anuncia o alegado programa do José Castelo Branco... enfim, já perceberam onde quero chegar. É rebuscado, no mínimo!
E depois parece que "falam, falam, mas não dizem nada". A saber: Marx e Engels, muito ingenuamente, assuma-se, teorizaram o comunismo. Lénin, Stálin, Mao, Castro, entre outros, aplicaram-no, introduzido muitas modificações à doutrina - daí se falar de "marxismo-leninismo" ou de "maoísmo", por exemplo. Mas Marx e Engels não previram nem creio sequer que defendessem purgas, guerras e outras atrocidades cometidas sob o estandarte vermelho. Já o caso da Alemanha Nazi é um bocadinho diferente: Hitler teorizou as suas ideias (leia-se o Mein Kampf, e perdoe-se-me um eventual erro, mas o meu alemão está enferrujado), e passou essas teorias à prática na Alemanha de 30. E previa já o Holocausto, o extermínio dos judeus. Mais uma vez: que tem a ver uma coisa com a outra? Nunca li o Manifesto; mas não acho que Stálin tenha lá ido buscar inspiração para apagar os seus companheiros da fotografia.
O que me parece que se passa aqui é um típico e mesquinho (um entre tantos....) hábito português: um gosto mórbido por desancar quem não partilha das mesmas ideias. O que, por si só, é ridículo. Tão ou mais ridículo que o Bloco de Esquerda ou o CDS. Sejamos sérios, e não misturemos humor de qualidade com política, que apesar de darem para rir muitas vezes, não têm graça nenhuma. E não é o facto de RAP apoiar o Bloco que misturará as duas esferas.
João Campos

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom, caríssimo...esclarecida a confusão desta "não loira" distraída e sabendo agora que o meu amigo é "do outro lado", podes retirar os pontos na consideração ... LOL....
whatever...
gosto de falar ctg na msma!!

Beijos

WC

12:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home