quinta-feira, março 17, 2005

Pequeno exercício de estilo

(Uma pequena ideia que me ocorreu hoje na aula de Teoria da Notícia e Géneros Jornalísticos sobre a evolução do estilo jornalístico.)

Um lead, ou parágrafo-guia, de uma notícia vulgar num qualquer jornal poderia, possivelmente, resumir-se ao seguinte:

«Duas pessoas morreram ontem à tarde na Rua Dr. José Camandro (nome fictício, evidentemente), vítimas de atropelamento por um autocarro da Carris.»

No entanto (à luz de um excerto de "Uma Campanha Alegre", do grande Eça, que se leu hoje em aula), se o estilo dos finais do século XIX perdurasse, o mesmo lead para a mesma notícia poderia ser qualquer coisa do género:

«Na soalheira tarde de ontem, 16 de Março de 2005, dois transeuntes foram fatalmente colhidos por um veículo de transporte urbano de passageiros, ao cruzarem descuidadamente a rua que guarda o nome do eminente Dr. José Camandro, conhecida pela sua constante e frenética agitação.»

Em pleno século XXI, podemos ter a seguinte variação, que creio corresponder mais ou menos àquilo que uma TVI faria, em televisão, ou que um 24 Horas faria, em imprensa escrita diária:

[entoação à Manuela Moura Guedes] «A falta de segurança nas ruas de Lisboa voltou a fazer vítimas. Ontem à tarde, duas pessoas foram violentamente atropeladas por um autocarro da Carris quando atravessavam a Rua Dr. José Camandro. As queixas da população contra a falta de sinalização que incita os condutores à velocidade, e contra a existência de poucas passadeiras, já são antigas, e, como de costume, há muito ignoradas pela Câmara Municipal.»

João Campos