sábado, maio 21, 2005

Top de vendas

No único (creio eu; se houver algum melhor, por favor, alguém me informe) portal de vendas on-line decente que existe no cantinho virtual luso - a homepage da FNAC, a pequena Amazon cá do burgo - temos uma secção de livros muito interessante.

Numa coluna à direita, está o top de vendas. O primeiro lugar vai, evidentemente para Paulo Coelho e o seu Zahir, para regozijo do mulherio. Reflexão avulso: conheço mulheres - raparigas - que me acham weird por eu ler Tolkien, mas cujo expoente máximo da literatura é Paulo Coelho. Therapy, please. Adiante, que o senhor não merece mais reflexão. O segundo lugar vai para Anjos e Demónios, não de Dan Brown, mas sim "do autor do Código Da Vinci"[sic]. Pois. Porque os magotes de iluminados que leram o Código - e as suas descodificações - não conhecem o autor, nem a sua ficção científica. OK, a isto se chama Marketing - se lá estivesse logo o nome de Dan Brown, metade dos seus admiradores não ia lá. Enfim, the show must go on. Terceiro lugar para Sveva Casati Modignani - never heard of, so we move ahead. Quarto lugar para Garcia Marquez e as suas Putas Tristes, o que não surpreende - o quarto lugar e não as putas tristes, entenda-se. Quinto lugar para José Gil, que pôs os portugueses a ler filosofia; ainda não chegou à parte de os fazer ler filosofia, mas já é um começo. E o sexto lugar vai para Amanhã à Mesma Hora : Diário de Uma Stripper Portuguesa, de Leonor Sousa - querem mesmo que comente este, ou já perceberam o meu ponto?
E depois uma amiga inglesa recomenda isto, obra que para a Fnac é mais desconhecida que o fundo de um buraco negro ou o défice da nossa economia, e na Tema - a minha derradeira esperança no que a livrarias concerne! - só está disponível numa tradução espanhola. Anos de leituras anglo-saxónicas para isto. Hoje, estou literariamente frustrado.
Adiante. Vou lá regressar a isto, que se arrisca a ser o melhor livro que já li.
João Campos

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mas que piada sexista é esta:«Paulo Coelho e o seu Zahir, para regozijo do mulherio.»?

4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto tá muito mal! temos k voltar a queimar soutiens para nos levarem a sério!!! :)

4:02 da tarde  
Blogger João Campos said...

Pronto. Já posso supor que Anonymous é uma menina. Só falta saber o nome, mas já é um começo;)

A questão é que não conheço um espécime do sexo masculino que leia Paulo Coelho, ao passo que para metade das raparigas que conheço, o senhor é o expoente máximo da literatura. Certo será que deverá ter algum valor (ou não), mas do (muito) pouco que conheço não me parece que seja algo de extraordinário. Apenas isso, cara amiga:)

Não vale a pena queimar soutiens, a sério. Agora poderia ser cabrão e dizer algo do género: "basta tirá-los". Mas não é necessário ir tão longe. Por os outros não falo; mas olhe que, apesar deste blog (infelizmente) não contar com uma presença feminina, já vos levo muito a sério!

9:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home