quarta-feira, julho 13, 2005

A Teoria do Autoclismo

A Rita, amiga dos tempos de secundário, agora estudante em parte incerta (sou um desastre a manter contactos), tinha uma teoria muito interessante acerca do sistema de ensino básico e secundário - e que, ironicamente, descobri aplicar-se perfeitamente ao universitário. Segundo ela, a escola baseia-se num efeito autoclismo em sequência. Ou seja: os alunos começam um ano lectivo com os professores - seja de que disciplina for - a debitar matéria (a culpa não é dos professores, pelo menos da maior parte dos professores - tanto quanto sei, os programas não permitem uma margem criativa muito grande). Os alunos, ao longo de um mês, vão enchendo o tanque de informação diversa, desde a Segunda Revolução Industrial às equações com duas incógnitas, passando pela poesia de Cesário Verde, até às classes e famílias de mamíferos. Final de unidade programática, vem o teste, estuda-se na véspera, decora-se, copia-se - descarrega-se o tanque. Duas semanas passadas e da água antiga não resta nada. Foi tudo na descarga.
João Campos