quarta-feira, agosto 31, 2005

Parábola do pescador

Vi, há dias, por cortesia da emissora pública nacional, os concertos do Live 8. Eis o exemplo acabado de uma "boa" causa que apenas pactua com os interesses instituídos. A ideia é ajudar África. Boa ideia. África necessita de ajuda. Há quase dois séculos, mas mais vale tarde do que nunca.
Primeiro objectivo do festival: usar a música (dizem eles, o rock, mas a coisa anda mais pop do que rock) para chamar a atenção dos "grandes" (a.k.a. o G-8, suspeito do costume - os capitalistas, esses marotos) para a situação de extrema pobreza do continente africano. Boa ideia. Alertar para os problemas (quase) nunca é em excesso.
Segundo objectivo do festival: angariar fundos para ajudar o continente africano. Péssima ideia. África pode precisar de muita coisa. Mas não de dinheiro. Ela tem os recursos naturais. Ela tem os recursos humanos (se o continente está superpopulado, apesar de semi moriundo, gente não há-de faltar). A falácia repete-se, para conveniência da ordem instituída das coisas. Ao contrário do que o senso comum afirma, África não precisa de peixe. Precisa que a ensinem a pescar.
João Campos

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é. Quanto mais dinheiro se junta, mais fome há. Que terá acontecido aos fundos reunidos há vinte anos ?

11:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O comentário não seguiu. Perquoi ?

11:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home