domingo, setembro 24, 2006

A oitava esfera

No final de Julho, e já com a prevista mudança de casa a entrar em velocidade de cruzeiro, eu e os meus colegas de casa pedimos a transferência da nossa ligação à internet - a saber, Clix ADSL a 16 mbps. Disseram-nos do Clix que esse processo poderia levar dois meses, já que estão dependentes da PT, detentora da rede física de telefone. Basicamente, a Clix (ou a Oni, ou outro qualquer servidor de internet de banda larga - excepção feita, evidentemente, à Netcabo) necessita que a PT monte uma linha telefónica, no caso de a residência não a ter; ou que a desligue da sua central para que outra companhia a possa usar, no caso de a residência já a ter. E, por norma, a PT, já que detém a faca e o queijo, e até opera nesse meio, não facilita a vida à concorrência. Apesar de o tempo ser exagerado, não nos chateámos, até porque íriamos estar nas santas terrinhas durante Agosto. E lá fomos, a praguejar contra a PT.

A meio do mês de Agosto, somos informados pela Clix que a transferência da linha telefónica, pela PT, será feita no final de Agosto. O que, efectivamente acontece. Dia 31 de Agosto, a nossa nova casa está pronta a receber a ligação do Clix. O que não acontece. Telefonamos para lá - cinci dias úteis, diz o rapaz do apoio ao cliente, e tudo estará montado.

Os cinco dias passam a dez. Novos telefonemas, longas esperas (a pagar chamada), respostas inconclusivas, novos prazos que não são cumpridos. Numa chamada surreal, temos um técnico a dizer que não está nada na central. A coisa para passa para o próximo patamar da hierarquia, que após uma longa e inconclusiva explicação, diz" tem de aguardar". Já nos foi repetido trÊs vezes. Vinte e quatro dias passaram. De ligação à internet, nem sinais.

E, a esta altura do campeonato, mudar de servidor iria demorar muito tempo, e o serviço final iria ser pior - não conseguiríamos preço tão bom para uma ligação a 16mbps.

Pergunto-me se noutros países as coisas são assim. Se não há forma de punir uma empresa que faz gato-sapato dos seus clientes, porque sabe que se eles mudarem, ficam mais mal servidos. Se a concorrência no mercado da Internet é tão sofrível como aqui.

Enfim, do que eu preciso é de um novo país para viver, que este cada vez parece mais a oitava esfera do inferno, e cada vez estamos mais perto da nona. Ah, e já agora, quanto às imagens no Blogger, existe na barra de ferramentas do editor de texto um botão que quando lhe faz mouse over diz "Add Image". Depois é seguir as instruções, Maria Helena.

João Campos

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É tão fácil culpar a PT. E a malta acredita.
As centrais da PT têm equipamentos da clix, que são poucos e estão cheios. Em vez de comprarem mais equipamentos para terem mais clientes, culpa-se a PT.
E quem já tem clix e quer ter a TV, também espera. Mas aí já não se pode culpar a PT.

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá. Eu também tive uma situação parecida com a PT. Tinha uma ligação Sapo ADSL, que faz parte da PT e a determinada altura mudei de casa. Passados alguns meses achei que pagava o mesmo se mudasse para a cabovisão e ainda tinha "de borla" os 50 a tal canais. Pedi para anular a minha conta com a PT e a sapo ADSL, mas vieram-me dizer que teria de cumprir mais 4 meses do contrato ou então pagava a quantia correspondente, pois só estava naquela casa à 8 meses. Mas eu não continuo a ser a mesma pessoa? Só porque se muda de casa volta ao inicio o tempo de fidelização? Resolvi pagar bastante tempo depois e mudei logo para a cabovisão.
:)

11:30 da tarde  
Blogger catarina said...

João, só há "Escândalo" até hoje(sexta, dia 13)...às 22h no IST!É 4€... para mais informações podes ir ao http://teatro.ist.utl.pt/!

beijinhos, catarina.

1:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home