quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Estudos de mercado

Agora estou a imaginar a cena: José Sócrates, sentado numa mesa redonda com vulgares anónimos, num focus group como aquele do sensacional anúncio do detergente Xau!
Isto a propósito deste artigo do Blasfémias, a propósito desta entrevista, onde se fica a saber como Sócrates ganhou as eleições. Basicamente, as suas ideias (desconhecia que ele tinha ideias - talvez este seja o dado mais importante a retirar disto tudo!) foram testadas em focus groups para se determinar quais seriam as que dariam e não daríam votos. E descobre-se que afinal "os portugueses não querem as tão faladas reformas políticas se elas trouxerem instabilidade à sua vida".
Ou seja: os portugueses querem um sistema de segurança social como o escandinavo, um sistema nacional de saúde como o alemão, mas pagando poucos impostos e não fazendo sacrifícios.
É impressão minha, ou isto é tão tipicamente português..?
Decido ir blasfemar no debate. E descubro a alínea h) da minha viragem à esquerda: alguém no debate acusa-me, quando falo da mentalidade portuguesa, de ser maoísta. Alguém me ajude. Começo a desesperar.
João "Mao" Campos
(Colegas do curso de P.M.: fiquem de olho no marketing político. Podem fazer fortuna à custa disto.)