sábado, março 19, 2005

Eleições Autárquicas, já!

Há cerca de um ano, publiquei no "the darkside", o meu blog da altura, (quando ele ainda não tinha uma linha editorial bem definida), um artigo sobre o meu bairro, na aldeia alentejana de Sabóia. Ou melhor: sobre a falta de condições de habitabilidade no meu bairro. E sobre a violação de uma série de princípios elementares de planeamento e ordenamento urbano.
Um breve resumo: mudei-me para aquela nova urbanização em Setembro de 2003. A casa estava concluída, mas as ruas não estavam pavimentadas, os passeios não se evidenciavam por serem um plano superior ao asfalto (que nem sequer existia), mas sim inferior. Não havia ligação telefónica. E apenas havia electricidade porque o empreiteiro da obra - por acaso também presidente da junta - deixou lá o quadro da "luz de obra". Que abastecia quatro casas em simultâneo, e ia abaixo de cada vez que a minha mãe e uma das vizinhas ligavam as máquinas de lavar roupa em simultâneo. Decerto que não será difícil de deduzir que a iluminação de exterior dependia das fases da Lua.
Nas vésperas do Natal de 2004, foram activadas as ligações telefónicas (be welcomed, internet world!). Apenas as ligações telefónicas.
Há pouco, em conversa com o meu pai (por telemóvel), ele dá-me a grande novidade: a minha mãe já pode cozinhar descansada no forno eléctrico. E as armadilhas da rua já podem ser vistas de noite. Que é como quem diz: a electricidade, invenção da Segunda Revolução Industrial (na segunda metade do século XIX), chegou hoje (ontem), dia 18 de Março de 2005 d.C., ao Bairro Municipal da Ladeira, na aldeia de Sabóia, concelho de Odemira.
Já andava a planear o artigo "Bairro da Ladeira revisited", com fotografias e tudo, mas afinal aquilo começou a evoluir. Bolas. Já a Câmara me estragou um belo momento de ironia.
Apenas por curiosidade: as eleições autárquicas são lá para o final do ano, não são?
João Campos

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adorei!
SImplesmente descreste a realidade, sem qualquer exagero! É triste que as coisas funcionem desta forma, mas é o país desgraçado que temos!

jinhus da mana

12:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home