sábado, março 19, 2005

Mensagem para ninguém

O advento dos blogs permitiu a qualquer cibernauta poder criar um autêntico diário online, de fácil acesso e de prática actualização. Isto já toda a gente que por estas paragens virtuais navega está cansada de saber. Tornou-se muito mais fácil a publicação de texto na internet, uma vez que para fazer uma página tradicional minimamente apresentável é necessário ter conhecimentos básicos de codificação em linguagem html (não me venham com a treta dos editores... há aspectos do código que têm de se saber). O blog não exige isso: cada servidor tem ao dispor dos utilizadores um leque mais ou menos variado de templates por onde escolher. E, para aqueles que percebem do assunto, há sempre a possibilidade de mexer à vontade nas taglines do template, ou de criar um à imagem e semelhança daquilo que se quiser.
Existem, porém, outros utilizadores, cujo conhecimento de html não é suficiente para criarem de raiz um template que satisfaça as suas exigências de natureza estética - é o meu caso, mais uma vez. Não falo deste blog, mas do meu mundo paralelo (the darkside rebirth) de "fantasias" adolescentes. Descobrindo nessa imensidão de utilizadores um "nicho de mercado", alguns cibernautas com mais conhecimentos fundaram na internet sites onde expõem templates concebidos por si, de temas variados, para os mais diversos gostos - com bandas musicais e celebridades, de aspecto infantil ou gótico, entre tantos e tantos outros. Na maioria destes sites, a utilização dos templates é gratuita, o que me leva a crer que os custos de manutenção serão pagos por alguma (pouca) publicidade. Os criadores apenas "pedem" (na internet, o verbo "exigir" perde a sua força) que os créditos não sejam removidos do código. É criada, assim, uma pequena indústria paralela de html.
Isto tudo para quê? Estes servidores amadores também falham - por exemplo, o meu template agora está cheio de erros, as imagens não aparecem, etc. Inicialmente julguei que tivesse sido eu que, descuidadamente, tivesse apagado alguma tagline, como já aconteceu antes. Uma rápida visita a blogs amigos "alimentados" pela mesma fábrica de templates negou a minha teoria. O que me fez regressar aos tempos de html. Não sei muito do assunto, mas há anos que observo e creio ter chegado o momento de fazer algo curioso em html. Já ando a perder horas nisto. E a ganhar dores de cabeça. Mas ando a batalhar para que o resultado final valha a pena.
Deduzo que os (poucos) leitores habituais do meu lado negro, para quem este post poderia ser "dedicado", não costumam ler este espaço. Se o fizerem, no entanto, já têm a explicação para a falha gráfica do blog.
Já agora, boas férias de Páscoa para todos!
João Campos
(P.S.: desculpem o uso algo excessivo de estrangeirismos, mas não consigo adaptar-me aos termos "blogue", "sítio", entre outros. Acho que são ridículos e anti-estéticos.)

1 Comments:

Blogger Teresinha said...

Espero ansiosa pelo resultado ;) beijos e boa pascoa tb***

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home