sexta-feira, junho 17, 2005

Causa - Efeito

Intolerância gera intolerância. Violência gera violência. Um ressurgimento de ideologias, ainda que pequenas, de extrema-esquerda, originará inevitavelmente um processo análogo no outro extremo do espectro político. A História faz-se de balanços. De equilíbrio. Mas de equilíbrio temporal. Assim sendo, e porque tudo aquilo que aconteceu na História da Humanidade foi perfeitamente enquadrado num fluxo de espaço e tempo, será um redondo disparate comparar as vítimas dos regimes comunistas às vítimas da Igreja Católica. Ou culpar os portugueses do ano 2005 pela colonização de África que começou nas Descobertas, há quinhentos anos atrás.
João Campos

3 Comments:

Blogger Daniela said...

ou culpar o partido comunista português pelos erros de Estaline ou de Mao.

4:42 da tarde  
Blogger erü said...

Não sei se entraria por aí, Daniela. Evidentemente culpar o partido comunista português por isso será ridículo. No entanto, nesse caso já há uma partilha de ideologia. Não quero com isto dizer que os comunistas querem matar milhões de portugueses em nome da ditadura do proletariado. Mas que os líderes comunistas manifestaram apoio aos regimes totalitários de leste, no passado, e que o manifestam ainda hoje face a Cuba e à Coreia do Norte, isso é um facto. No entanto, nada têm que ver com os massacres soviéticos. Como nem eu nem tu temos com o processo de colonização :)

6:39 da tarde  
Blogger Daniela said...

Tenho de concordar contigo na partilha de ideologias ainda que custe admitir a degeneração dos outros. Mas o comentário que fiz advém de tudo quanto tenho ouvido e lido nos últimos dias -parece que os comunistas serão sempre os monstros que comem criancinhas ao pequeno-almoço.
Quanto à colonização também acho que não devemos ser castigados para sempre.

10:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home