terça-feira, junho 14, 2005

may you rest in piece

O último contacto que tive com o senhor foi no exame nacional de Português A do ano lectivo de 2002-2003. Confesso que a poesia não é propriamente o meu forte, por isso, talvez nunca tenha prestado a merecida atenção aos seus bonitos poemas de linhas simples e algo melancólicas. No entanto, não me é indiferente o "passamento" de Eugénio de Andrade, poeta contemporâneo que estudei com algum prazer. Recordando aquele que terá sido talvez o mais rico período da minha existência - o meu décimo-segundo ano de escolaridade -, é com alguma estranheza que, com a morte de Sophia no ano passado, e com o falecimento de Eugénio, me apercebo de que todos os autores estudados no ensino secundário já não se encontram entre nós. Coisas da vida, deste mundo que continua a girar, indiferente àqueles que nele vivem e sobrevivem. Eugénio deixará de certo saudades. E, a grande questão que da sua morte se retira levantou-a hoje a Susaninha: onde estão agora os nossos poetas?
João Campos