quarta-feira, junho 01, 2005

We don't need no water, let the mother fuckers burn!

Após alguns artigos por estas e estas paragens blogosféricas, fui também, movido por curiosidade literária, consultar isto: a lista dos livros considerados como os mais perigosos dos séculos dezanove e vinte.
Imensamente mais interessante que o top de vendas da Fnac (apesar de os livros que por lá figuram serem potencialmente mais perniciosos do que aqueles da lista dita oficial lá nas terras do Tio Sam). O paizinho da canhota, Karl Marx, tem lá dois - O Capital e O Manifesto Comunista. Hitler e o seu Mein Kampf, como é evidente, também por lá anda, juntamente com outros tipos porreiros como Mao, Kinsey (Freud é que era tarado - este era cientista), Dewey (ó Carlos, lembras-te do Dewey?), Betty Friedan e a sua Mística Feminina (nasty...), Comte, o pai do equívoco positivista, Frederico Nietzsche e, como não podia deixar, um economista - Keynes, pois então!
Ou seja: filósofos, sociólogos, tarados, ditadores, economistas, cientistas e senhoras desconhecidas (para mim - perdoem a ignorância) são todos potencialmente perigosos, todos enfiados no mesmo saco de rótulo "Índex". Já estão todos nas minhas leituras obrigatórias - excepto Keynes (por motivos óbvios - já ter de aturar o Samuelson em Julho é xarope) e Kinsey (Freud é best-seller aqui no bunker). Os outros servem para cultivar. Quanto à Mística Feminina, estou francamente curioso - perigoso? Investigação, exige-se!
João Campos

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nietzsche? Mas... mas... Nietzsche é literatura... =/
Pakalolo

10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home