quinta-feira, setembro 01, 2005

"é um comprimido cor de rosa, assim numa caixinha maneirinha, está a ver..?"

Curioso. No blog Causa Nossa, Vital Moreira discerne acerca dos apoios dos dois candidatos presidenciais - Soares e Cavaco Silva (não que este seja oficialmente candidato, mas é prática recorrente na comunicação social contar com o ovo no cu da galinha). Segundo VM, Soares conta com apoios nas áreas "da cultura, das artes, da literatura, da ciência, do trabalho", ao passo que Cavaco reunirá mais simpatias entre "empresários e gestores".
Miguel, n'O Insurgente, diz e bem que, nesse caso, os apoios de Soares são "consumidores" de subsídios", enquanto os de Cavaco são "geradores de riqueza". É um bom ponto de vista. E, se opomos as duas áreas, creio que a única pergunta que emerge será de que precisa o nosso país afinal - de cultura ou de riqueza?
Um país que lê pouco (e o pouco que lê é de qualidade discutível), foge do cinema português como o diabo da cruz, não vai ao teatro, não liga a ciência que não seja mencionada nos "Morangos com Açúcar" e não quer um trabalho mas um emprego precisa de Soares e dos seus "cavaleiros"? E um país sem dinheiro para comprar livros, ir ao cinema, ir ao teatro e pagar a televisão por cabo para ter programas minimamente decentes, precisará de Cavaco e dos seus "paladinos"?
First tings first, please.
João Campos