sábado, junho 09, 2007

Querem ver se põem o país inteiro a voar daqui para fora, é o que é

Vital Moreira parece descontente com a possibilidade de haver um novo estudo sobre as localizações do novo aeroporto de Lisboa. Da mesma forma, parece incomodá-lo o facto de querer entregar esse estudo primeiro ao Presidente da República. Parece que, segundo Vital Moreira, está aqui em causa a separação de poderes, e que o "órgão competente para decidir a localização de aeroportos é o Governo"[sic].

Não sou constitucionalista, nem li muito da nossa Constituição, mas não vejo onde esteja aqui em causa a separação de poderes. Mais esteve quando um juiz do TC salta para Ministro de Estado, mas nesta altura creio que Vital Moreira nada disse. Ora, o Presidente da República tem, ou costumava ter, direito de veto. Precisamente por isso os estudos sobre a Ota e sobre localizações alternativas devem ser do seu máximo interesse. Porque, caso os estudos indiquem claramente que a Ota não é a melhor solução, há que por fim ao autismo do Governo. E para isso, só mesmo o Presidente da República. Claro que essa possibilidade - de o PR inviabilizar a Ota - deve ser aterradora para um socialista que se pre

Quanto ao Governo ser o órgão competente para decidir a localização de aeroportos, eu recordo a Vital Moreira os brilhantes discursos de Mário Lino e de Almeida Santos. Há ali competência mesmo?

Quanto a mim, que sou leigo, creio que a melhor solução seria mesmo Portela+1. Para além de deixar de se colocar o problema da economia da cidade de Lisboa, poupavam-se uns belos milhões. Que poderiam, por exemplo, ser investidos num qualquer concelho do "deserto" a sul do Tejo.

João Campos