domingo, abril 16, 2006

From Finland with love

Passa agora na televisão uma publicidade aos medicamentos genéricos muito curiosa. Comparando Portugal com a Finlândia - esse reino nórdico que tanto fascina o nosso primeiro-ministro -, a mensagem do spot publicitário é qualquer coisa assim: na Finlândia, confiam nos medicamentos genéricos há uma carrada de anos; há que confiar cá também. A ilustrar, dois finlandeses em pelota mergulham num lago gelado, o que, segundo a tradição indígena, é bom para a saúde.

A Finlândia tem um estado social mais ou menos funcional, um bom sistema de saúde, um sistema de educação que, segundo parece, é exemplar, e uma população que paga os impostos como deve ser, o que permite que tenha todas estas regalias. Assim, aquele branco país ocupa um lugar de topo no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano. Suponho que o nosso PM queira tornar Portugal numa Finlândia sulista, com praias e Algarve em vez de neve e de fiordes. Só espero é que os nossos criativos de publicidade não se estiquem mais nas comparações com a Finlândia, ou ainda metem o país inteiro a mamar em anti-depressivos. Mas aí, também, o nosso Governo pode aproveitar o nicho de mercado, e desenrascar um Prozac genérico - afinal, na Finlândia confiam nos genéricos.

João Campos

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só demonstrou a sua ignorância total com esse texto totalmente revoltante, tentando minimizar a Finlãndia, não referindo que foi mesmo o país com melhores resultados escolares, que é um povo muito relacionado com a natureza e 100 vezes mais culto que Portugal. Realmente acho que os Portugueses é que necessitam urgentemente de anti-depressivos.

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Minimizar a Finlândia? Que a minha ignorância é total já eu sei, mas tem a certeza de que leu com atenção o texto?

3:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home