sexta-feira, agosto 25, 2006

O petisco da aranha

Mas olhe, Maria Helena, que entre os lindos olhos azuis da Luciana, os Morangos com Bagaço, perdão, com Açúcar, e o inenarrável Fernando Mendes a apresentar o Preço Certo (e sim, tenho um ódio de estimação ao homem, que se há-de fazer?), sempre prefiro o repasto da aranha. Não passei uma infância inteira à espera da hora National Geographic aos sábados e do BBC Vida Selvagem aos domingos por nada. Ambos na SIC, nos tempos em que era um canal decente.
De qualquer maneira, o que tem sido muito bom na nossa limitada televisão foi um mimo que a 2: me decidiu oferecer neste final de férias: Turnos de Risco, Serviço de Urgências e A Minha Família, alternadas durante a semana entre as duas e as quatro da tarde (que, por feliz acaso, correspondem à minha hora de acordar e à minha hora de almoçar respectivamente). Boas séries em reposição. Como não comecei a ver Lost desde o início (e agora não percebo patavina), tenho aqui uma boa alternativa. Pena é que o resto do dia seja um deserto televisivo.
Quanto à notícia de Plutão, fico triste. O Sistema Solar nunca mais vai ser o mesmo. Apenas me pergunto se essa "despromoção" é legal do ponto de vista da União Europeia. Mas se calhar até é. Plutão está a ser discriminado devido ao tamanho. Não por religião, sexo, etnia, nacionalidade, número de dentes ou gostar de bacalhau com todos e de Tony Carreira. Agora imagine-se se o desgraçado do Plutão também gostasse de acompanhar o cafézinho com um cigarrito! Possivelmente, nem asteróide seria já...
João Campos

quarta-feira, agosto 23, 2006

Livro Aberto

Num destes dias, ao fazer mais um zapping, paro na RTPn e deparo-me com a seguinte perplexidade:

"A minha Literatura é..."

por Margarida Rebelo Pinto.

João Teago Figueiredo

segunda-feira, agosto 21, 2006

blogwatch

Leitura recomendada: este texto de João Gonçalves no portugal dos pequeninos, acerca dos Morangos com Açúcar, da Floribella e do futebol. Concordo com quase tudo. Apenas lamento que não haja uma alternativa de qualidade - já nem posso ver televisão à tarde. E para os públicos mais infantis a quem ambas as produções se destinam - lembro-me de na minha infância haver mais variedade de desenhos animados do que hoje em dia.
De qualquer maneira, e sobre os Morangos, sugiro a leitura do artigo de Maria Filomena Mónica na última Atlântico. Li nos comentários ao artigo de João Gonçalves que houve liberais a criticar. Não encontrei. Mas com a minha actual ligação à internet... não admira.
Mas hoje, enquanto jantava, tive como digestivo uns flashes da série da TVI, que a minha mãe via. Ocorreu-me uma dúvida, que procurei esclarecer de imediato: "alguém na série costuma beber cerveja naquele bar?" Resposta negativa. Claro. Um bar frequentado por estudantes entre os 15 (?) e os 20 (??) anos de idade, estudantes, e não sai uma média? Uma "mine"? Uma imperial geladinha? Não se fuma um cigarro? Um charrito num beco escuro? Que bela representação da nossa adolescência.
João Campos

domingo, agosto 13, 2006

As férias vão boas, Maria Helena: bem regadinhas com uns dias de trabalho na sempre agradável Zambujeira do Mar, no restaurante do costume, a servir bitoques a lisboetas chatos (passe a redundância) e a rastafaris cujo odor corporal nem sempre era o mais agradável. Isto devido ao Festival Sudoeste, evidentemente, que a nossa mui amada Câmara Municipal de Odemira gostava de repetir por alturas das férias da Páscoa. Evidentemente que a Câmara não faz a mais ínfima ideia do que aquilo é para aquela aldeia, que está a anos-luz de ter condições para aguentar com aqueles dias insanos - ainda que o cartaz seja tão mauzinho como era o deste ano. Pelo menos, para um bom apreciador de sons um bocadinho menos electrónicos e mais pesados.

Fora isso, a minha ligação à Internet estabilizou nos 28,5kbps, pelo que a minha paciência de alentejano já está a entrar na reserva. Mas sou capaz de passar por Odemira (essa bela localidade) uma tarde destas, pelo que se lhe for possível, dir-lhe-ei para combinarmos um cafézinho (ou outra bebida qualquer).

Cheers!

João Campos